quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um ano 10 pra você!

A gente estuda pra tirar 10... É o máximo do desempenho, a representação numérica para o conceito de ‘ótimo’. Carregamos em nossa cultura uma mística que credita ao número 10 o símbolo da perfeição e da excelência. Já reparou que ao dizermos que alguém é 10, é o mesmo que afirmar, sem rodeios, que alguém é o máximo?
Talvez não seja coincidência e o fato de Pelé ter carregado um 10 nas costas... Isso não explica o poder desse número, mais reforça ainda mais o estigma. Graças a ele – e depois a ídolos como Maradona e Zico e muitos outros – o 10 tornou-se o melhor emblema para o status de craque.
Na matemática 10 é um número completo – no sistema decimal todos os números correm em cilcos de 10. E 10 são os dedos das mãos, mãos que afagam, que carregam, que cumprimentam, que amparam... 10 são os dedos dos pés, pés que te levam adiante, que te ligam à terra, que te impulsionam para a frente.
Pitágoras via no 10 a unidade sintética, a unidade universal. Na cabala, 10 são os atributos divinos: Sabedoria, Entendimento, Conhecimento, Bondade, Severidade, Harmonia, Perseverança, Esplendor, Apego e Releza. 10 são os testamentos sagrados. E 10 é o símbolo da Divindade, representa a imagem e o poder ordenador.
A numerologia ensina que o 10 é o número perfeito por excelência – representa todos os principios da divindade evoluindo e reunindo-se numa nova unidade. A gente não se dá conta, mas o 10 é ao mesmo tempo fim e começo, plenitude e gozo, morte e renascimento. É o auge e o fim, ao mesmo tempo que nos sugere o início de um novo desafio.
Pois é, Ser 10, em nossa cultura, é Ser Mais, é estar no topo, à beira da perfeição. É ser Pelé, é ser craque, é ser excelente naquilo que faz...
Mulher nota 10, carro nota 10, empresa nota 10, marido nota 10, filho nota 10, profissional nota 10... Mas para ser 10 é preciso ter determinação, garra, disciplina e acima de tudo ser apaixonado pelo seu sonho, pois ser 10 não é nada fácil, contudo é possível. Muitos não compreenderão sua busca, poucos o apoiarão e a solidão pode, muitas vezes, se tornar sua melhor companhia, mesmo assim não desista de seus sonhos, pois se não tiver a atitude de buscá-los com afinco, outros farão por você, projetando sonhos alheios e cobrindo seus desejos com a névoa da mediocridade até que se torne parte da maioria...
Gosto muito de uma parábola que cita o treino de um saltador, onde o treinador após ouvir que era impossível saltar àquela altura disse – Não se importe com a altura, tampouco com o que ouve, atire seu coração e seu corpo irá com ele... – E de fato, se todos pensassem que o impossível é a barreira que impede a realização de nossos sonhos, não haveria a quebra de recordes.

...E que você – e este é o meu desejo – tenha um ano 10!

Um comentário:

  1. que buena rola y esperemos que se cumpla tu deseo brother Feliz año IRIE

    ResponderExcluir

Surplus: Terrorized Into Being Consumers, 2003

Playing for Change

Atenção - Attencion

O bsoundreggae.blogspot.com não tem nenhum objetivo de obter lucro, arrecadar dinheiro ou favorecer qualquer coisa ou alguém.
O único objetivo é divulgar músicas de qualidade a todos!
Se alguém se sentir prejudicado, favor deixar um recado que retiraremos a postagem do blog.

The bsoundreggae.blogspot.com has no purpose of profit, raise money or promote something or someone.
The only objective is to promote quality music to all!
If people feel wronged, please leave a message and we take off the blog post.